segunda-feira, 21 de março de 2011

Alongamento e Treinamento de Força

No primeiro post vou falar sobre o alongamento, pois sei que muitos adoram fazer antes de cada atividade física.
Sempre no inicio de toda Atividade Física faz-se um alongamento, mas será que esta prática está correta?
Um estudo feito por Endlich et all (2009) e publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte procurou mostrar o efeito do alongamento estático na força. Participaram do estudo jovens com experiência na musculação de pelo menos 3 meses. A força foi testada através dos exercícios supino reto e leg-press 45º, ambos com peso equivalente a 10 Repetições Máximas (RM). Os pesquisadores dividiram os jovens em 2 grupos: o primeiro fez aquecimento especifico e logo após o treino de 10 RM, o segundo grupo fez alongamento  e em seguida treino de 10 RM. Para quem não sabe o que é aquecimento especifico é fazer o mesmo movimento com uma carga menor (ou seja, se você faz supino com 20 kg, o aquecimento vai ser com 10 kg). Os alongamentos foram realizados em três partes: Peitoral, Tríceps, e Deltóide (músculo do ombro).
Os resultados encontrados foram os seguintes: houve redução de 9,2% da força muscular dinâmica de membros superiores comparado ao grupo que realizou aquecimento especifico. Em membros inferiores essa redução de força foi de 4,8% para AL-8 (Alongamento em 8 minutos) e de 14,3% para AL-16 (Alongamento em 16 minutos) comparado ao grupo AS (que não realizou alongamento).
É possível entender, que sessões de alongamento estático efetuadas antes de atividades que envolvem força dinâmica possuem a capacidade de alterar negativamente o desempenho da qualidade física, acarretando pior rendimento em longos períodos de alongamento.

Espero não ter confundindo muito a cabeça de vocês, e sim clareado com afirmações cientificas.


Referências

ENDLICH, Patrick Wander et al. Efeitos agudos do alongamento estático no desempenho da força dinâmica em homens jovens. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.3, pp. 200-203. ISSN 1517-8692


Aí vocês me perguntam como fazer para ganhar flexibilidade?

A resposta é simples, basta fazer um treino especifico de flexibilidade. Alguns estudos mostram que o próprio treinamento de força proporciona um certo ganho na flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário